sábado, 6 de março de 2010

SOCIÓLOGO GILBERTO FREYRE E SEU LIVRO MAGISTRAL SOBRE A RÁPIDA EVOLUÇÃO DA MODA




Você nunca parou na frente de uma vitrine para observar produtos que lhe chamaram atenção? Se a resposta for não, lamento este espaço não ser em braile. Analisa-se a moda, mas pouco se fala das transformações que determinam suas mudanças cada vez mais velozes. Moda e sua extensão para a roupa, mudam por duas questões básicas: a divulgação e os investimentos que obrigam a um ritmo sempre mais acelerado, para um retorno igualmente rápido do capital aplicado na descoberta de novos processos de produção de fios e tecidos. É mais ou menos similar com o que acontece com a indústria farmacêutica. São muitos anos de pesquisa até o lançamento de novos remédios, e um esforço para retorno imediato de capital, para ser empregado em novas descobertas.


A moda e suas transformações sempre foram de interesse geral, e mesmo sociólogos do porte de Gilberto Freyre incluíram o tema em seus estudos. Na abertura do livro Modos de Homem & Modas de Mulher, lançado em 1986, Freyre comentava: "Advirta-se de modos e modas que, neste livro, são considerados sob perspectiva mais sociológica que em puros sentidos literários". Mais: admitindo-se, de moda, que sejam condicionadas por modos e de modos que não sejam, atualmente, só de homens, mas que venham crescentemente incluindo atuações de mulheres competidoras com homens. E ainda: que no contexto sócio-histórico brasileiro, os ritmos de relações entre modos e modas vêm, para o autor, variando, tendo sim um, antes de 1850; outro, em épocas seguintes, podendo-se dar destaque à decada de 70 como início de significativo abrasileiramento de modelos importados, por vezes passivamente.


Gilberto Freyre analisa magistralmente e de modo expressivo o papel da moda num tempo em que dois fenômenos são preponderantes. Primeiro, o novo papel das mulheres na sociedade, e o interesse masculino cada vez maior por sua própria aparência. Segundo, o fato de a moda ter se tornado um dos investimentos mais rentáveis do mundo, o que obriga a uma velocidade maior em todas as etapas da produção, para que o dinheiro retorne logo. Desafio que a moda está vencendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário