terça-feira, 8 de junho de 2010

DESGRAÇA, UMA CHANCE DE VENCER NA VIDA



ESTA LEITURA FAZ MAL A QUEM REJEITA SOFRIMENTO NA INFÂNCIA


Sem dúvida, diante de nossa realidade social e dos problemas que acompanham a área da saúde mental, precisamos utilizar a teoria psicanalítica para diminuir a dor e o sofrimento psíquico de todas as pessoas que estejam interessadas ou mesmo analisar-se. Esta atitude por parte dos psicanalistas consegue socializar as suas descobertas e estudos científicos, para a grande maioria da população carente, esta é uma forma de comprometer-se e beneficiar indiretamente a humanidade com a aplicação prática da Psicanálise Humanista. Assim, chegamos a conclusão que a origem das neuroses tem sua relação direta com as dificuldades de estabelecer relações profundas de respeito e consideração nas relações do seu convívio social, em segundo lugar, a dificuldade de utilizar seu potencial físico e psíquico no desenvolvimento de sua inteligência prática.

O ser humano não nasce com uma neurose, este processo de assimilação e incorporação de atitudes equivocadas em relação a si mesmo e aos demais é adquirido em seu meio familiar e nas condições sociais, econômicas e políticas. Cada pessoa possui uma integralidade de sua estrutura psíquica, para colocar em prática todas as capacidades e talentos latentes da natureza humana. Muitos dos problemas de relacionamentos ou das percepções distorcidas sobre a compreensão das relações humanas estão viciados pelas crenças, costumes, hábitos, regras, normas, que dificultam ou impedem a convivência pacífica e harmoniosa dos seres humanos.

Mesmo aquelas crianças que se encontram numa situação de miséria de valores éticos, ainda, podem ser presenteadas com um novo ambiente, que seja favorável para despertar dentro de si o desenvolvimento de sua potencialidade. A saúde psíquica depende do início deste processo de formação do caráter, para isto devemos proporcionar a estas criancas um ambiente favorável para confirmar as suas capacidades intelectuais e emocionais. A questão central seria: Como criar as condições ambientais para a criança resolver seus problemas emocionais?

O sucesso ou o fracasso dessa criança depende muito de sua capacidade de compreender e interpretar as rejeições, as injustiças, a miséria econômica, a falta de conhecimento. Eu acredito na capacidade de superação dessas dificuldades, que para uns é a desgraça, para outros é uma chance de vencer na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário