segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PARA REDES SOCIAIS, MARINA VENCEU DEBATE DA BAND


Postado em 06/08/2010 por Equipe Marina Categoria(s): Geral
Marina Silva venceu debate, segundo as redes sociais
aA27 Comentários
Por Mariana Ditolvo
M&M Online
Desde que se oficializou a internet como mais um canal legítimo a ser utilizado em campanhas políticas de qualquer natureza, muito se comenta sobre a força das redes sociais e do ambiente online como um todo no processo eleitoral brasileiro. No primeiro debate entre presidenciáveis realizado diante dessa realidade de conexão da sociedade brasileira ficou clara a razão pela qual todos os candidatos correram atrás de profissionais aptos a regerem suas presenças no universo digital.
Veiculado pela TV Bandeirantes na noite desta quinta-feira, 5, o primeiro debate que antecede o pleito de outubro foi acompanhado de perto pelos internautas de plantão e monitorado em tempo real pela consultoria iGroup em parceria com o M&M Online. Com mais de 30 mil ocorrências analisadas nas duas horas de discussão entre os candidatos, o levantamento mostrou que, na rede, Marina Silva se sai melhor do que seus concorrentes.
Elogiada por atributos como serenidade e coerência, a candidata pelo Partido Verde – cuja equipe levou ao estúdio um iPad por meio do qual eram informados do que acontecia na internet – saiu vencedora na opinião dos internautas que assistiram e comentaram todos os blocos do debate. Em uma equação que divide a quantidade de menções positivas de cada candidato pelo número total de comentários sobre todos os sabatinados, Marina contabilizou 26,92% de aprovação.
Graças ao seu jeito irreverente e agressivo, Plínio de Arruda Sampaio, candidato pelo PSOL, também provocou uma série de comentários – muito por conta de suas provocações e ironias – e, por essa mesma fórmula, ostentou 14,17% de aprovação.
Já no esperado enfrentamento entre Dilma Rousseff e José Serra, o tucano levou ligeira vantagem sobre a petista que, muito criticada por sua falta de desenvoltura e firmeza, foi a que pior se saiu se consideradas as colocações feitas pelos internautas ativos nas redes sociais com 10,63% de aprovação. Serra registrou 12,04% e acabou bastante “atacado” no final por dar um tom excessivamente emocional ao seu discurso de encerramento. Na saída do debate, o candidato pelo PSDB afirmou que não acompanhou seu desempenho na internet em tempo real e que, ao chegar em casa, limitaria-se a tuitar suas impressões sem ler o que foi publicado durante o encontro.
Assuntos mais repercutidos
Além das críticas aos trajes, cabelos e maquiagem dos presidenciáveis, os momentos que geraram mais buzz nas redes sociais foram protagonizados justamente pelos dois principais concorrentes ao cargo de presidente da República.
Dilma Rousseff se saiu bem quando respondeu às insistentes perguntas de José Serra sobre a extinção dos mutirões da saúde pelo governo atual. Já o tucano ganhou a simpatia dos internautas ao falar sobre o programa da Nota Fiscal Paulista e sobre recolocar os Correios na posição de uma empresa estatal ideal e livre de conflito de interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário