domingo, 17 de janeiro de 2010

Como falir o seu negócio



Zorro está cercado de índios, vira-se para Tonto, seu amigo pele-vermelha e conclui: "Tonto nós estamos fritos! Sem pestanejar o índio responde:

- Nós quem cara pálida? Dessa antiga historinha dos bons tempos da TV em preto e branco, aos dias atuais dominados pela correria, egoísmo, impaciência, miséria, corrupção, orkut e ferramentais mais, opressão pelo dinheiro - concentrado na mão de alguns vigaristas mascarados de gente boa, o homo sapiens evoluiu muito pouco. As relações medievais em muitos ambientes de trabalho ainda conservam espírito medieval usurpador.

I - Assim, quem estiver disposto a falir seu negócio - As rédeas estão soltas! Aproveite e vá à falência, pois vai apagar a luz, se não cortarem antes

II. Julgar sempre - Contrarie os princípios elementares. A censura ou a auto-censura é uma das terríveis pragas do ambiente de trabalho. Ela assassina grandes ideias já na fase de gestação. Não permite sequer uma avaliação da relação custo/benefício

III- Nunca aventure-se - Tenha medo de cometer erros. Sinta calafrios pensando em acertar. Faça tudo que a vida inteira disseram para você fazer, não estude, sinta-se absoluto dono da verdade, autodidata, o tal. Não viaje no poder criativo de sua mente, não aceite sugestões você pode tudo sozinho, não precisa de colaboradores com maior nível de informação, mesmo que saibam e tenham muito mais conceito que você.

VI- Ignore prazos - Administrar o tempo é um dos grandes desafios atuais. Atue como inimigo da liberdade e do conhecimento. Jamais estabeleça seu ritmo e respeite o ritmo dos outros, afinal essa modernidade criativa é para quem sabe ganhar dinheiro sem medo. Não descubra a rotina de tempo ideal para seu comércio.

V- Fique atrasado - Menospreze o serviço de um especialista, isso pode ter uma despesa não planejada para garantir seus gastos pessoais, que não durarão por muito tempo.

VI- Fuja da zona - Participe do mercado somente sob sua óptica unilateral. Nem pense em localizar novas zonas de lucro. Contrarie esse pensamento de reiventores de sucessos. Tais como Jack Welch da General Motors, Robert Goizueta da Coca-Cola, e Andrew Grove da Intel.

VII - Feche os olhos - Abstraia-se da visão de futuro, coragem, riscos e talentos a sua disposição. Inovar? Jamais. Pois injetando novas ações na veia horta de seu negócio, você vai ter o azar de criar e explorar um novo nicho de mercado. De elevar seu faturamento.

VIII - Morra covarde - Dispense técnicas de motivação para sua equipe render mais. Você desconhece a história de Henrique V que comandou seus soldados - em inferioridade numérica de um para cinco - na Batalha de Agincourt, travada contra os franceses.

IX - Alimente fofocas - Receba o espírito do imperador romano Júlio César e perca horas de planejamento para ouvir intrigas. Valorize a preocupação de elementos que ficam de olho em outro departamento da empresa, e esquecem de desenvolver suas atividades. Assim, seus graves deslizes em dificuldades financeiras e estruturais, rapidinho, estarão na boca de todos os seus clientes, que vão dispensar parceria com seu negócio.

X - Aposte no medíocre - Quando falarem em tempo zero, arrume uma desculpa e caia fora. Esse termo significa que se alguma coisa tem de acontecer, ela pode ocorrer imediatamente. Simplificando: é a capacidade de reagir instantaneamente, de oferecer valor a cada cliente, a cada nova oportunidade de crescimento. Mas, isso não diz nada para quem não tem conhecimento para compreender, enfim vai falir, os ratos vão abandonar o barco e... você vai pagar caro.

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