quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Força das águas provoca devastação

Em Capão do Cipó, ex-distrito de Santiago emancipado há nove anos, dez aterros de pontes foram destruídos e uma ponte foi levada pela correnteza, deixando o município com apenas um acesso e desvio nesse local, até que nova passagem seja construída. O secretário de Obras informa que foram destruídos mais de 1,5 mil km de estradas, casas ficaram destelhadas e famílias desabrigadas chegaram a ser acolhidas pelo próprio prefeito Osvaldo Froner. Em torno de 70 bueiros ficaram obstruídos e o lamaçal escorre na zona rural e também pela cidade.















O rio Inhacundá em São Francisco de Assis desafogou nas ruas e encobriu laterais adjacentes. A Praia do Jacaquá, casas da zona rural e bairros do perímetro urbano, estiveram no epicentro de um dos mais violentos temporais da história do município - fotos acima.








O nível do rio subiu 10,8 metros, provocando a maior enchente dos últimos cinco anos em Jaguari. O caos provocado pela invasão das águas, inclusive, na área em que ocorreria a partir desta sexta-feira, 22, a 21ª edição do festival "O Grito do Nativismo", ficou coberta. O evento foi suspenso. Sábia decisão da Comissão Organizadora a julgar pelas imagens da madrugada dessa quarta-feira, 20.

Especialmente terça-feira, 19, foi uma noite com amanhecer tenebroso para Unistalda sacudida por violentas rajadas de vento, com potência maior na localidade de Itú-Mirim onde a Defesa Civil do Rio Grande do Sul não descarta a passagem de um tornado - imagens à direita da página.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário