quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Embaixo do tapete




O livro contém a chave do conhecimento. O jornalista Lucas Figueiredo descobriu um polêmico livro escondido - Orvil -, relatou a história da confecção de um anterior - Brasil: Nunca Mais - e gerou um terceiro - Olho por Olho, os Livros Secretos da Ditadura -. Na soma dos três, em 1,5 mil páginas documentou uma parte imprescindível de nossa história que volta à discussão e eleva a pressão arterial do presidente Lula: os crimes, as torturas, a anistia a criminosos do recente passado brasileiro. No livro-reportagem do jornalista "Olho por Olho, Os Livros Secretos da Ditadura", o leitor salta dois obstáculos e descobre o final da história, antes mesmo de conhecer em detalhes o começo ou o meio. Ao descrever os bastidores dos últimos, mas ainda não definitivos confrontos entre os militares e os grupos de guerrilha de esquerda, mesmo depois da anistia (1979), o autor revela a grande mobilização dos dois extremos para contar o seu lado da verdade. Expõe personagens, destaca pequenas batalhas de cada um dos grupos, desvenda a guerra pela informação, todos querendo vender sua versão como autêntica e definitiva.


A ditadura militar no Brasil (1964 a 1979) foi longa, sanguinária, extremamente ofensiva aos direitos humanos. Do lado dos que sofreram o pisão dos coturnos nasceu o livro Brasil: Nunca Mais, seis anos de trabalho em silêncio absoluto, performance de ourives na organização de um documento de 6.891 páginas. Cada uma ainda contém o carimbo da dor e do medo - 17 mil pessoas sentaram nos bancos da Justiça Militar (de 1964 a 1979), 3.613 foram presas, 1.843 declararam em juízo que sofreram torturas nas prisões, revelando 285 tipos distintos de tortura.


Da confecção do criterioso documentário ao lançamento do livro Brasil: Nunca Mais, sob responsabilidade da Arquidiocese de São Paulo, se passaram três anos. Em 1985, a obra com os nomes de 400 mortos e mais os de 135 presos políticos desaparecidos, chegou às gôndolas das livrarias e bateu na porta dos quartéis como a explosão de uma granada. As Forças Armadas protestaram. Sentiram golpe com repercussão negativa na própria terra, nos EUA e na Europa. Os militares armaram o troco, a retaliação. A resposta seria devolvida com o mesmo poder de fogo, com outro livro, só que com munição mais grossa, letal. Entre 1986 e 1988, no maior sigilo, em torno de 30 homens do Centro de Informações do Exército (CIE), sob ordem direta do então ministro do Exército, Leônidas Pires Gonçalves, trabalhou dia e noite no Projeto Orvil (ou livro ao contrário) e conceberam um manuscrito de 96 páginas e dois tomos. Nele, os militares queriam oferecer ao povo brasileiro a sua versão sobre repressão e luta armanda e apontavam um míssil em direção ao Brasil: Nunca Mais e à esquerda. A ideia nasceu em 1983, nos dejetos do governo do ditador João Figueiredo - que dizia preferir cheiro de cavalo a cheiro do povo brasileiro. O que o Exército e seu serviço secreto esperavam, destruir moralmente a esquerda, não aconteceu. O Orvil ou o Livro Negro do Terrorismo no Brasil jamais chegou às livrarias. Não apenas por conter trechos fantasiosos, que não correspondiam à realidade histórica, como por admitir alguns crimes que as Forças Armadas tentavam ocultar desde os anos mais duros da ditadura. Quinze cópias do Orvil foram guardadas, como acomodadas em mão de pessoas de extrema confiança entre civis e militares. Ao conseguir uma cópia do Orvil, depois de anos de pesquisa sobre o tema, Lucas Figueiredo conta em Olho por Olho... como o ex-ministro do Exército tentou convencer o ex-presidente Sarney a liberar a publicação do livro, mas foi convencido a abortar o projeto que revela o cotidiano de dezenas de grupos de esquerda, além de envolver gente importante, como o ministro Franklin Martins, o governador de São Paulo, José Serra, o cantor Chico Buarque, dentre outros. Não seria interessante ao Exército, por exemplo, confirmar a prisão e a morte de guerrilheiros do PCB na região do Araguaia (Pará) e de outros militantes da esquerda armada, liquidados em diferentes estados brasileiros e no exterior. O Orvil reforçaria assim as suspeitas de que os militares executaram prisioneiros. O livro não toca em tortura ou execução de prisioneiros, classifica algumas mortes como suicídio e diz que o Golpe de 1964 foi um desejo da nação, pois o povo preferiu a democracia à ditadura. Seria civilizado que os dois lados escrevessem suas histórias, falassem de suas guerras e tentassem explicar os erros. Simplesmente porque não podem reinventar a história. Bons jornalistas não permitem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário