domingo, 10 de janeiro de 2010

Crepúsculo do Marketing Maior





O que mais impressiona no filme Crepúsculo – a saga inteira. Não é a história nem atores. É a estratégia de marketing para se vender um produto. O que chamam de fenômeno foi cuidadosamente trabalhado para o ser, portanto não é fenômeno.
Pela primeira vez uma produtora investiu com carga e vontade na internet, contratou profissionais para manter sites com informação constante sobre tudo que ocorre sobre o filme. Desde Making off, fofocas de romances, erros de gravações, tudo que acontece pode reverter a favor. É lançado nos sites. Evidente que alimentam o lado saudavelmente juvenil dos atores e controlam supostos deslizes
morais (drogas, bebedeiras). Tudo meticulosamente programado e filtrado para o público que tem a maior capacidade de formar tribo: o adolescente. E como os sites (e diga-se o livro) são abertos, a outra faixa etária entrou na febre, porque se pais cuidadosos com o que filhos acessam, leem e assistem, eles tem a informação na ponta. Sem mistério.
Isso que se chama Ovo de Colombo.
Francamente não sei se a estratégia de produtoras incluíam publicação do roteiro. Isso mesmo do roteiro antes mesmo do filme ser lançado. E como dinheiro gera dinheiro, não existe uma loja de departamento onde não se vê a palavra Crepúsculo. Senhor dos Anéis e Harry Potter estão ficando velhos... e a meninada tem que consumir Crepusculo antes que... cresça.
Sempre achei a propaganda a maior arma de manipulação do universo, mas que não deixa de ser arte seja qual for o sistema. E isso é brilhante. Por mais capitalista, agressivo, selvagem que seja.

Um comentário:

  1. não é bem assim a história tbm chama atenção e qualquer filme ou ,cantor ,ator, tem q ter estrategia de marketing isso só empurrou crepusculo o resto foi por conta própria. mas ta bem lega o q vc escreveu.

    ResponderExcluir