domingo, 4 de julho de 2010

CALÇADOS TÊM LINGUAGEM PRÓPRIA - APRENDA A USÁ-LOS


Toda a estação tem modelos de calçados e acessórios que se popularizam muito.No inverno 2010, isso não é diferente. Os sucessos de vendas, também conhecidos como hits, se firmam no cenário fashion e seduzem as consumidoras de todo o Brasil. E não é para menos! Com tendências de moda traduzidas em calçados tão sedutores, não existem consumidoras que resistam às tentações propostas pela nossa indústria. As opções são diversas e por isso deve-se levar em consideração fatos interessantes da compra propriamente dita. Saltos altos, baixos, calçados abertos, fechados,existe uma gama de modelos bastante rica em possibilidades. E outra curiosidadesão os nomes para os modelos que a moda lança a cada estação.
O site Sortimentos em parceria com a coordenadora técnica do curso de Extensãoem Moda da UVA Cabo Frio, Aline Santana, criou um glossário para você entender os nomes fashion de alguns dos calçados mais desejados da temporada. Confira e aposte nesses verdadeiros hits!


Botas

Ícones da temporada fria, as botas estão na lista de desejo de quase todas as consumidoras. Os canos altos são os mais comuns e visados – os modelos com os canos mais avantajados são sensuais e atraentes por natureza. Geralmente, as botas de canos altos são acompanhadas por saltos também mais altos. Modelos com plataformas podem surgir para quebrar um pouco o ritmo frenético do design proposto pelos saltos altíssimos. As botas no estilo montaria continuame m alta neste inverno 2010, em versões mais tradicionais ou renovadas. As botas cowboy também parecem continuar fortes para a estação de baixas temperaturas; podem vir com cano baixo ou alto, com detalhes como fivelas ou desenhos no próprio couro, aplicações metálicas, saltos mais grossos e não muitoaltos. E as botas fetiche, que passam das coxas – aquelas que apareceram nos desfiles das temporadas europeias -, no entanto, não vieram tão fortes para o inverno tupiniquim.

Open Boots

Botas com recortes no couro geralmente na lateral e no calcanhar. Mescladas à outra tendência duradoura, o boyish (de rapaz), quase um Oxford, geralmente modelos com cadarços. Este elemento vindo dos sapatos masculinos faz um contraste sensual e ao mesmo tempo forte com os vazados, que deixam os pés (ou a meia) à mostra. As open boots vão bem com quase tudo. Com vestido, escolha um de tecido leve e acrescente outros elementos pesados, como uma jaqueta ou colete e colar do tipo babador (bib necklace).

Ankle boots

Para quem não gosta dos canos altos, as ankle boots são uma ótima opção para este inverno. Com saltos finos, bem delicados e femininos, ou mais espessos e confortáveis, elas chegam cheias de detalhes, como aplicações, correntes, fivelas e desenhos no couro. Bota na altura do tornozelo (tradução de ankle) tende a achatar a silhueta, encurtando as pernas. Para solucionar esse efeito, a dica fundamental é escolher um sapato de tom próximo ao da sua pele (ou da meia-calça) ou fazercombinações monocromáticas da parte de baixo (saia ou calça) com a botinha.


Clogs

Lembram do nosso antigo tamanco? Agora é chamado Clog. Voltaram a conquistar espaço e obter destaque. Este modelo era muito utilizado por camponeses europeus, principalmente dos Países Baixos e França, nos séculos XVIII e XIX, por este motivo ficou conhecido por tamanco holandes, nesta época o calçado era proveniente de uma única peça de madeira, ou seja, solado e cabedal eram inteiramente de madeira. Posteriormente, o calçado passa a ser considerado muito desconfortável e pouco produtivo, logo começa a ter seu cabedal confeccionado em couro. O ressurgimento deste modelo pode ser notado nos principais desfiles europeus, durante o lançamento das coleções primavera/verão europeias, onde marcas como Chanel, Miu Miu, Lagerfeld, Louis Vuitton e Vera Wang, Jimmy Choo, Fendie, Gucci, os clogs também puderam ser vistos nos pés das mais antenadas. Como o inverno requer calçados que tragam maior proteção, os clogs tendem a ser fechados e remetem ao modelo mais tradicional, aquele com bico arredondado e com a gáspea fechada, geralmente fixada por taxas, que estarão em evidência no inverno e, principalmente, neste modelo. Porém como há muito tempo a rigidez da moda deixou de ser uma verdade, com certeza surgirão várias versões para o modelo, como modelos abertos e com bicos mais agudos e alongados. Com todas as possíveis variações podemos ter certeza de pelo menos uma: Os clogs estarão nas alturas, pois acompanharão as tendências do verão 2011, onde poderemos encontrar os clogs nas tradicionais plataformas, sejam elas inteiras, cepa com salto, ou mesmo as tradicionais meias-patas, estes soldos deverão ser em sua maioriade madeira, mas como estas tendem a deixar o calçado mais pesado e muitas consumidoras não adaptam-se, logo devem surgir variações em Poliuretano (PU), que deixam o calçado mais leve, mas com texturas e pinturas que simulam a madeira.
O modelo para o inverno cai muito bem com meias soquetes coloridas, meias-calçase calças skinnys e leggings, para as mulheres que queiram desafiar as baixas temperaturas, o modelo também deve cair bem com os shorts, claro que acompanhados de uma bela meia-calça.


Scarpins

Eles já foram os curingas do guarda-roupas. Hoje, não tão expressivos quanto no passado, ainda preservam grande parte de sua fama. Qual mulher já não desejou um par deles para arrasar em qualquer que seja o evento? Pois no inverno 2010, eles abusam de recursos estéticos dos mais variados, como aplicações em metais e matérias-primas diferenciadas.

Pumps ou meia pata

O fato das mulheres gostarem de uns centímetros a mais não é uma coisa nova. Na Índia Antiga, já havia um calçado que se assemelhava a um tamanco com altura elevada. No Império Otomano, as mulheres nobres precisavam da ajuda de duas pessoas para conseguirem caminhar sobre 50 centímetros. Essa influência oriental chegou à cidade italiana de Veneza no século XVI, no entanto, os tamancos se transformaram em mules, uma espécie de chinelo fechado na frente, chamadas de Chopines e eram muito bem trabalhados. E foi na Itália do século XVII que apareceu um tipo de chopine muito parecida com a meia-pata ou pump, que conhecemos hoje. O pump - ou meia-pata são sapatos de salto muito alto, com a frente ligeiramente elevada por uma fina plataforma. É basicamente mais uma maneira de dizer sapato. Pump no singular, pumps no plural. Podemos ver frequentemente os pumps nos pés da ditadora de tendências Lady Gaga, que recentemente caiu de um pump que deveria ter cerca de 30cm.
Vedete dos anos 70, a meia-pata consiste em uma plataforma localizada na parte dianteira do calçado, entre o solado e a palmilha. Há algum tempo, foi redescoberta pelos estilistas e, desde então, vêm se mantendo nas grandes passarelas do mundo. E ela continua presente no inverno 2010. Os calçados com essa plataforma são o grande destaque da estação, e não é à toa; esse tipo de calçado proporciona muito conforto, mesmo que o salto seja extremamente alto. A vantagem dessa estrutura é que o salto pode ter a altura que for, que a curvatura do pé não fica em um nível exagerado, garantindo estabilidade e equilíbrio. O modelo é versátil e, dependendo do design e do material, pode ser usado com vestidos de festa, looks fashion ou combinações casuais.
Com a meia-pata ou pump, os calçados ficam mais pesados, com a cara do inverno, especialmente se forem fechados. Neste inverno 2010, essas plataformas dianteiras podem aparecer evidentes ou escondidas pelo cabedal do sapato. Contemplarão botas, sandálias, mary janes, peep toes, sapatos Oxford, entre outros.

Mary Janes

Os sapatos boneca estão de volta. Fundamentalmente preto de verniz, com biqueira arredondada e presilha sobre o peito do pé. É o clássico sapato de menina. Em inglês o nome Mary Jane surge de uma personagem de história em quadrinhos publicada pela primeira vez no jornal Herald, de Nova York, em 1902. Nos anos 60, os Mary Jane passaram para a moda combinando com os mini-vestidos e túnicas da época. De volta às passarelas, os novos Mary Jane podem ser altos ou rasos. Marc Jacobs acaba de lançar um par de Mary Jane bicolor branco e preto. Já a Maison Lanvin propõe modelo alto e em cetim de seda rosa. A oferta é grande, escolha o seu e calce combine com vestidos curtos. Ainda que os Mary Jane clássicos mantêm sua popularidade e aparência, hoje em dia, a maioria dos estilos Mary Jane tendem a ser modelos de plataforma. Ficam ótimos com saias estilo colegial.

Oxford

O Oxford é um sapato fechado, de amarrar, que ganhou esse nome porque virou febre entre os estudantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra, por volta do século 17. Durante muito tempo, o sapato Oxford foi associado aos homens, ao conservadorismo e ao tradicionalismo. Mas, ele voltou com uma interpretação completamente nova e com versões femininas, permitindo até uns saltos altos de vez em quando. O que é mais legal nesse sapato é que podemos balancear o ar masculino dele com peças bem delicadas, como estampas florais discretas, vestidos leves e saias evasês acima do joelho. Ele também super combina com acessórios vintage, daqueles que acabamos de tirar do armário da vovó, sabe? Aqueles que podemos encontrar muito facilmente em bons brechós.

Sapatilhas

Perfeitas para o cotidiano, elas ganham mais e mais força com o passar dos dias. Fáceis e divertidas de serem combinadas com os looks diários. Uma vantagem do short é que ele pode alongar as pernas, por isso, faz um bom par com sapatos rasos, como rasteiras e sapatilhas. A lésbica para este inverno vem com o charme de tachinhas, brilhos, cores cítricas. Se estiver muito frio, basta vestir uma meia-calça que, na mesma cor do sapato, aumenta o efeito alongador das pernas.

Sapatos abertos

Os sapatos abertos são a grande novidade das últimas temporadas. Popularizados em pés famosos, os modelos são usados preferencialmente com meias-calças diferenciadas, que mostram as aberturas dos calçados de forma criativa. Os sapatos abertos são um convite a exercitar a sensualidade. Eles vão bem com saias e vestidos mais curtos. Com calças, preferencialmente, elas combinam melhor com as justas – também chamadas de skinny.

Peep toe

Eles chegaram há tempos e vieram pra ficar. Os sapatos tipo peep-toe (se diz “píp-tôu”!) são super atuais e versáteis. Porque são fechados como escarpins, mas abertos na frente como sandálias, alcançam várias ocasiões de formalidades diferentes! Ficam incríveis com calças, com saias ou com bermudas, e atualizam o look do trabalho sem deixar de acrescentar feminilidade à aparência de quem usa: dedinhos de fora são sempre bem ‘mulherzinha’. Dá pra usar com meia-calça no frio, mesmo com a abertura da frente. O segredo é coordenar as cores do sapato, da meia e da saia/bermuda com que usar - escolha tudo claro ou tudo escuro. Tipo sapato preto, meia cinza chumbo e vestido marinho. Ou sapato marrom café, meia marrom e vestido vinho.
Quando o peep-toe é usado com meia-calça ele equivale a uma bota, sabia? Só que é bem mais original! Então é bem mais legal usar com meia calça de inverno, com trama bem fechada (tipo fio 40!), do que com meia fininha - que os saltos mais espessos dos peep-toes são a cara do inverno, não é mesmo? A gente pode observar que quase sempre os saltos são mais grossos, e que tem uma espessura proporcional pra cada tipo de perna: se a sua perna é bem fininha, os saltos médios e não tão grossos são ótimos. Se a sua perna é gordinha e a batata é larga, quanto mais grosso o salto, mais proporcional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário