domingo, 18 de julho de 2010

TEMPORAL DE EMOÇÕES


O que uma emoção pode alterar no organismo humano? As emoções têm o poder de aumentar a pressão arterial, ajudar para a efetivação de um enfarto do miocárdio, propiciar um acidente vascular cerebral, desenvolver um câncer, etc. Existe uma rede de conexão muito perfeita entre o cérebro, o corpo e as emoções. Não existe a separação do corpo e mente como defendia Descartes, ao contrário, estas emoções estão presentes no organismo, isto significa que o físico e o psicológico não podem ser separados. A ciência médica vem a cada dia fazendo novas descobertas sobre o funcionamento do sistema nervoso central e seus códigos de comunicação (mensageiros químicos), que estão interligados pelos nervos do sistema simpático e parassimpático. Estas emoções são transformadas em reações físico-químicas e depois, aparecem num determinado órgão do organismo como um sintoma. A medicina organicista reducionista realizava suas pesquisas no organismo humano, partindo do estudo da célula para chegar até a molécula. Com certeza, os microscópios de alta resolução podem descrever com precisão a fisiologia de uma célula, mas não conseguem explicar as reações que acontecem na sua totalidade, defende a psicanálise humanista de Erich Fromm. Escolhi esse tema complexo para esta tarde fria e chuvosa de domingo, após leitura de "Psicanálise: A Interpretação dos Sintomas Psicossomáticos", do Dr. Salézio Plácido Pereira.

A psicanálise procura através de sua metodologia conhecer e desvendar esta linguagem das emoções, além disso, busca nos ajudar a compreender a enormidade de sofrimento e dor presentes na humanidade. A razão e a paixão podem ser compreendidas desde diferentes abordagens; na filosofia de Platão os desejos e emoções influenciaram a maneira de pensar, no cristianismo as emoções são interpretadas como a origem dos pecados, por isso mesmo a razão utiliza-se da moral para proteger-nos das tentações do corpo físico. A psicanálise humanista procura entender o sentido e o significado destes conteúdos que estão sendo interpretados pelo cérebro. A compreensão do inconsciente dinâmico de Freud é diferente do conceito do inconsciente cultural. O conceito de inconsciente cultural entende o processo de assimilação das imagens e símbolos apreendidos pela mente, como um desejo de superação, de solução, este mesmo inconsciente é visto como um centro de energia emocional com potencial produtivo, seu desejo é estar a serviço da evolução da consciência humana. Quanto ao processo demonstrativo orgânico e fisiológico destes mecanismos cerebrais verificados pela neurociência, como o processamento da cor, forma, tamanho, movimento, sons, imagens da realidade, atendem ao significado descritivo e anatômico. A psicanálise está interessada em decifrar essa simbologia produzida por fantasias e sonhos dessa produção do nosso cérebro. Enquanto algumas teorias tentaram transformar as emoções em estados de espírito frio, sem vida, sobre a aprovação da fisiolopatia, que taxou emoções de substâncias químicas desprovidas de qualquer significado emocional. Ora, qualquer pessoa tem a nítida percepção de sensações agradáveis ou desagradáveis provocadas por emoções de tipos diferentes. A grande questão a ser pensada sobre a emoção é a seguinte: Nós fugimos de um desafio porque sentimos medo, ou ao contrário, sentimos medo e depois fugimos? As emoções estão sempre acompanhadas de algumas reações, como por exemplo, aceleração cardíaca, sudorese nas mãos, enrijecimento muscular, dores de estômago, diarréia, e outros sintomas.

O inconsciente e as maneiras de comunicar afirmações recebidas pelo córtex cerebral encontram-se na profundeza de uma lógica ainda desconhecida pelos cientistas. De fato existe uma inteligência autônoma capaz de nos avisar de algum perigo iminente, de usar experiências ancestrais para nos proteger. Mas independente desta complexidade de emoções na nossa vida, podemos compreender estes núcleos neuróticos que estão constelados sobre uma matriz comum. Esta diversidade de reações neuronais, e suas complicadas formas de avaliação das imagens e símbolos, dificultam a compreensão dos segredos latentes da nossa mente inconsciente. Este processo de comunicação não verbal da inteligência organísmica precisou dos signos e símbolos, para fazer a denúncia sobre os perigos da repressão das emoções e pulsões - doenças!.

As emoções podem desencadear uma reação de pânico, raiva, preocupação, expectativa e medo. No estado emocional de ansiedade de uma pessoa, pode estar presente uma combinação de medo e culpla ou ainda, vergonha e raiva. No livro "A Arte de Amar" Erich Fromm descreve o fenômeno do amor como uma experiência verdadeira de sanidade vital, esta emoção do amor tem o poder de recriar no íntimo do ser humano a alegria e felicidade. Como é importante conhecer a teoria do amor e de como esta emoção é uma condição básica para a saúde emocional do paciente. Então, como explicar que os perigos de nossa sociedade globalizada possam ser mais ameaçadores à sobrevivência, daqueles enfrentados por nossos ancestrais? De fato, na sociedade atual o homem tem que coexistir com o medo, terrorismo, insegurança, incerteza do futuro, estado de angústia há muito diagnosticados por filósofos como Niestzche, Sartre e Gabriel Marcel. Ocorre que as redes de informações interligadas no cérebro viajam a uma velocidade muito além do atual poder da ciência, como parte da natureza humana inconsciente pronta para defender a vida, e qualificar cada ser com o que existe de melhor, para enfrentar todas as situações que possam colocar em risco a sua existência. Mas, existem os sintomas psicossomáticos oriundos de alguma desordem no cérebro. Os psicopatas também estão no poder. As emoções destrutivas modificam e determinam a natureza da realidade e da nossa própria mente. Melhor conviver com quem sabe dominá-las. No mais, este livro rende muitas postagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário